domingo, 2 de maio de 2010

OS Objetivos Da Reflexologia


Primeiro, é preciso ter em mente certas coisas que se podem e não se podem fazer. Seja sempre realista quanto ao que espera alcançar; nunca prometa curas nem tente diagnosticar condições clínicas.
Tenha metas realistas
Se você é um profissional da reflexologia que trabalha regularmente, terá de decidir por si mesmo quais são seus objetivos específico e a que ponto se considera capaz de aliviar cada um de seus clientes. É óbvio que, se um deles está há muitos anos confinado a uma cadeira de rodas, sofrendo de esclerose múltipla e, talvez, de infecções de bexiga agudas e freqüentes, o máximo que você poderá fazer será estimular sua circulação geral, reduzir a freqüência das infeeccções, proporcionar-lhe uma sensação de bem-estar geral e melhorar sua qualidade de vida. De maneira alguma um reflexologista, por mais talentoso que seja, conseguirá fazer com que esse cliente volte a andar ou que a esclerose múltipla desapareça.
De igual modo, seria muitíssimo improvável que um cliente de meia-idade, com longa história de asma e acostumado desde a infância a inalações à base de esteróides para ter alguma qualidade de vida, recuperasse plenamente a saúde. De um modo geral, as pessoas que padecem há muito tempo de asma apresentam atrofia da função pulmonar e frequentemente inchaço do coração, que esteve durante anos às voltas com um suprimento limitado de oxgênio, durante as crises agudas. Mas é lícito esperar uma redução na freqüência das crises,e crises menos severas. Por outro lado, se estiver tratando um jovem que ficou com problemas nas costas depois de carregar um peso excessivo, é claro que poderá antecipar uma cura total.
Encare com realismo o tratamento dos clientes e entenda que, embora a reflexologia seja uma técnica maravilhosamente benéfica para inúmeras condições físicas, ela não é de modo algum uma panacéia.

Não prometa curas

Declarar-se capaz de "curar" seja lá o que for é uma promessa um tanto quanto arrojada. O objetivo do profissonal da reflexollogia é aliviar a dor, melhorar as funções orgânicas e ajudar o corpo a eliminar com mais eficiência seus resíduos, sobretudo por intermédio do fígado.
"Curar" significa, na verdade, restituir um corpo permanentemente à sua condição quase ideal. Mas isso nenhum tratamento, ortodoxo ou complemetar, pode oferecer.


Não diagnostique nem prescreva

Existe muita confusão com respeito à diagnose. A reflexologia não tem condições de diagnosticar doenças internas. No entando, o reflexologista pode descobrir que determinada parte do pé mostra sensibilidade, a qual, por sua vez, indica a presença de congestão, inflamação e tensão na parte correspondente do corpo. Com freqüência, tratando as áreas sensíveis, consegue-se combater a inflamação, remover a tensão e melhorar bastante o funcionamento do sistema comprometido.
Quando se detecta uma sensibilidade no pé, é absolutamente errado tirar daí conclusões quanto ao que ela porventura indica. Por exemplo, se os pontos reflexos do fígado de uma determinada cliente revelam grande sensibilidade, não presuma de imediato que ela está sofrendo de uma moléstia daquele órgão. Isso já é diagnosticar, sobretudo quando você extrapola para "Acho que ela está com hepatite ou cirrose do fígado". Uma sensibilidade no reflexo do fígado pode derivar de muitos fatores, como consumo excessivo de álcool ou comidas gordurosas (entre outra, é tarefa do fígado processar o álcool e a gordura). Também pode indicar nível elevado de colesterol, o que é geralmente a causa mais provável quando você trata de um cliente com angina ou moléstia coronariana.
Outro exemplo é quando você detecta grande sensibilidade na área reflexa do coração. A localização, no pé, dos pontos reflexos do coração também se liga aos músculos do tórax (como os peitorais), tanto quanto ao músculo cardíaco em si. Os músculos do tórax podem ficar distendidos simplesmente por se levantarem grandes pesos, pelas prática da jardinagem ou até por se carregar um bebê num dos lados durante muito tempo. Não seria nada profissional concluir desde logo que o paciente "sofre do coração", e menos profissional ainda, tanto quanto antiético, comunicar isso ao cliente.
Nunca se esqueça de que o profissional da reflexologia não está em condições de diagnosticar esses problemas específico. Só médicos o podem fazer, pois ´s eles têm acesso a aparelhos de raios-X, equipamentos para exames de sangue, tomógrafos, etc.

Um comentário:

  1. oi iara tudo bem?
    seus artigos são muito bons, deverias te dedicar a careira literária.
    este artigo sobre reflexologia me ajudou muito num trabalho sobre bioenergética.
    parabéns por teu trabalho.
    um abraço, paulo

    ResponderExcluir