sábado, 1 de maio de 2010

Qualidade De Vida


Viver com qualidade é o que as pessoas mais procuram

Para alcançar o bem-estar pleno, é necessário distinguirmos qualidade de vida de qualidade para a vida
Apesar da correria diária, estresse, ansiedade, angústias e os sofrimentos vividos pelas pessoas, a qualidade de vida ainda é uma busca constante. Para alcançar o bem-estar pleno, é necessário distinguirmos qualidade de vida de qualidade para a vida.
O termo qualidade de vida está ligado a gerenciamento de tempo, quando conseguimos viver diversas experiências, ou seja: trabalhar, praticar esporte, se divertir e relaxar. Mas, com tantas atividades a serem realizadas, acabamos fazendo tudo sem conseguir deixar a tensão de lado.
Já a qualidade para a vida não é a proposta de ter tempo para tudo, mas sim saber utilizar bem seu tempo. Por exemplo:

- No trabalho, busque minimizar os efeitos do estresse;

- Em casa, quando está na companhia dos filhos esteja presente sem se preocupar com outros assuntos;

- Na academia, malhe, liberte-se, sinta-se melhor com um tempo exclusivo para você.

Conclusão: é preciso estar plenamente em cada atividade para vivenciá-la como deveria. Quando se está em uma ação, todas as outras se tornam irrelevantes, nos concentramos no hoje, no agora e vivenciamos melhor cada experiência nos sentindo mais inteiros e mais tranquilos também.
Para ter uma boa saúde física e mental é preciso estarmos bem conosco, com a vida, com quem está próximo, refletindo sobre as nossas sensações e sentimentos. Para alcançar esse equilíbrio, busque manter hábitos saudáveis do corpo e da mente, priorize o balanceamento entre a vida pessoal e profissional e reserve tempo para o lazer e saúde espiritual.
Ter tempo hábil para realizar todas as atividades diárias não é fácil, especialmente quando temos que lidar com um inimigo que afeta também nossa saúde, o estado de estresse. Uma pessoa muito estressada e tensa durante todo o dia, libera um hormônio chamado cortisol que, ao permanecer por muito tempo no organismo, baixa a nossa imunidade. Essa alteração pode acarretar desde uma gripe até o desenvolvimento de um câncer. Por isso, devemos viver da melhor forma o que a vida nos oferece, tanto as experiências boas quanto ruins. É preciso gerenciar a ansiedade, a pressão, a tensão e o estresse que a sociedade contemporânea nos impõe e lembre-se: o mais importante é sempre o que você está vivenciando agora, deixe o depois para resolver depois.

* Dr. Willian Mac-Cormick é psicólogo clínico, institucional e organizacional - Coach e sócio da consultoria em capital humano Mac-Cormick & Sommer Executive.


Autor: Willian Mac-Cormick Maron
Fonte: Willian Mac-Cormick Maron

Nenhum comentário:

Postar um comentário