sábado, 1 de maio de 2010

Excesso De Sal Aumenta O Risco De Catarata Em Mais De 50%


<
29/04/2010



O sódio contido no sal regula os fluidos e as substâncias extracelulares dos olhos
O brasileiro ingere, em média, 12 até 15 gramas de sal por dia, contrariando a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) que sugere no máximo 6 gramas por dia.
O consumo excessivo de sal é conhecidamente um fator que eleva a pressão arterial, aumentando o risco de um acidente vascular cerebral - derrame cerebral. O que poucos sabem é que o excesso de sal pode diretamente afetar os olhos.Estima-se que o consumo excessivo de sal aumenta o risco de catarata em mais de 50%.
A catarata é uma doença dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Isso ocorre porque o sódio contido no sal regula os fluidos e as substâncias extracelulares dos olhos.
O consumo abusivo de sal dificulta a manutenção da pressão osmótica entre as células do cristalino, que para manter a sua transparência normal, requer um baixo nível de sódio.A partir dos 50 anos recomenda-se que a ingestão de sal não deva ultrapassar 5 gramas por dia.
As principais medidas que ajudam a reduzir a ingestão de sal são: eliminar o saleiro da mesa, evitar os produtos enlatados, envidrados, embutidos, queijos, salgadinhos de pacote e outros produtos industrializados.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia

Autor: Portal do coração
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário