segunda-feira, 31 de maio de 2010

Gripe: Médicos Indicam Alternativas Para Prevenção


27/05/2010


Complementos ou alternativas à vacina, medicamentos homeopáticos, fitoterápicos e até acupuntura são boas opções para ajudar a evitar a gripe e tratar seus sintomas

Para encarar a época mais fria do ano, e com ela mais uma temporada de gripes e resfriados, é importante conhecer as principais alternativas disponíveis para prevenção dessas doenças. Em conjunto com a vacina, outras opções terapêuticas podem apresentar bons resultados. É o caso dos medicamentos homeopáticos e fitoterápicos, por exemplo – que não apresentam efeitos colaterais e são conhecidos aliados para prevenir a gripe comum e também tratar seus sintomas.

“É realidade que nos casos de gripe a terapêutica homeopática é bastante segura e eficiente – seja para prevenção ou tratamento”, afirma a médica pediatra e homeopata Dra. Márcia Varejão. Ela explica que a homeopatia é uma opção terapêutica desenvolvida a partir de um método que consiste em aplicar uma substância altamente diluída capaz de produzir efeitos semelhantes aos que o paciente apresenta.

A especialista conta que a homeopatia trabalha para manter o equilíbrio do corpo e, assim, garantir que a imunidade do organismo esteja fortificada. “Com a defesa adequada, as pessoas ficam mais fortes e, mesmo em contato com o vírus, não desenvolvem a doença”, explica.

“Nos casos em que a gripe já está estabelecida, o tratamento homeopático atua da mesma forma. O que ocorre, porém, é que a terapêutica é mais incisiva na hora de reestabelecer a saúde”, certifica. A grande vantagem dessa opção terapêutica, segundo ela, é que poderá não possui efeitos colaterais.

Acupuntura: terapia milenar chinesa para tratar a gripe

Outra opção interessante de prevenção e tratamento da gripe é a acupuntura. “A eficácia da acupuntura para tratamento da gripe vai depender do estágio em que ela se encontra. Quanto mais precocemente for iniciado o tratamento, melhor será o resultado”, conta o médico acupunturista Dr. Tiokei Ogusco.

Ele também ressalta que a terapêutica visa o equilíbrio energético e o fortalecimento da defesa, impedindo a invasão de fatores patogênicos e, por isso, tem um importante papel na prevenção da doença.

“A abordagem do tratamento varia de indivíduo a indivíduo, visando proteger o órgão mais diretamente afetado, como o pulmão, por exemplo. São usados também pontos que aliviam sintomas como tosse, obstrução nasal, coriza, febre, dores musculares e cefaleia. O número de sessões, o tempo de tratamento e os resultados dependerão do estado clínico do paciente”, completa o especialista.

Fitoterapia

A fitoterapia é caracterizada pelo tratamento de doenças através do uso de plantas medicinais. De acordo com essa terapêutica, as plantas e os alimentos apresentam princípios ativos que combatem doenças. Manjericão, alecrim, manjerona, sálvia, que podem ser utilizados como tempero no dia a dia, são bons para tirar as toxinas do organismo. Para gripes fracas, são recomendados canela, gengibre e flor de laranjeira. Já para gripes fortes, as opções são flor de sabugueiro, soja e tília. A administração através de chás é a maneira mais recomendada.


Autor: Barcelona Soluções Corporativas e Relações Institucionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário