sábado, 17 de abril de 2010

Fluir


O universo é constituído de pura energia, cuja tendência é mover-se e fluir. O estado natural da vida é de fluxo e de mudanças constantes. Ao compreendermos isso, nós nos sintonizamos com o seu ritmo e passamos a ser capazes de dar e receber livremente, sabendo que nunca realmente perdemos nada e que estamos constantemente ganhando.
Uma vez que tenhamos começado a aprender a aceitar a benevolência do universo, é natural que também tenhamos vontade de partilhá-la com os outros, visto que, ao repartirmos a nossa energia, abrimos espaço para que ela flua para dentro de nós em quantidade ainda maior.
Quando tentamos nos agarrar ao que termos, em razão de um sentimento de insegurança (medo) ou de que "não existe o suficiente para todos", esse maravilhosos fluxo de energia é interrompido. Quando ficamos presos ao que temos, deixamos de manter a energia em movimento e de abrir espaço para que a energia chegue até nós.
A energia assume muitas formas, tais como o amor, a afeição, o apreço e o reconhecimento, os bens materiais, como o dinheiro, a amizade, etc., e os princípios aplicam-se igualmente a todas essas formas.
Observando as pessoas que são mais infelizes, descobrimos que elas frequentemente sofrem de algum tipo de carência e, por isso, assumem uma postura mesquinha em relação à vida. Elas sentem que o mundo, de maneira geral, e as oiutra pessoas, em particular, não estão lhe dando o que elas precisam. É como se tentassem desesperadamente arrancar da vida o amor e a satisfação pelos quais anseiam e, na verdade, acabassem causando a interrupção do fluxo de sua energia. Muitos de nós temos um pouco dessa tendência.
Esse fluxo começa a ser revertido quando encontramos aquela parte de nós mesmos que está realmente fluindo. Esse fluxo não resulta do farisaísmo, de uma disposição para o auto-sacrifício ou de uma idéia de espiritualidade, mas do prazer que ele nos dá. Ele só pode advir de um sentimento de amor e de plenitude.
Cada um de nós tem dentro de si provisões inesgotáveis de amor e felicidade. Nós nos acostumamos a pensar que precisamos obter alguma coisa fora de nós para podermos ser felizes, quando, na verdade, a coisa se dá de outra maneira; temos de aprender a entrar em contato com a nossa fonte interior de felicidade e satisfação e fazê-la fluir para fora de nós, a fim de podermos compartilhá-la com as outras pessoas - não porque seja louvável agir assim, mas pelo prazer que isso nos dará. Uma vez que tenhamos nos sintonizado com essa fonte, será natural sentirmos vontade de dividi-la com os outros porque essa é a natureza fundamental do amor.
A medida que fazemos jorrar a nossa energia amorosa, criamos espaço para que mais energia flua para dentro de nós.Logo descobrimos que esse processo é por si mesmo tão agradável que sentimos vontade de praticá-lo cada vez mais. E quanto mais você dá de si, mais recebe do mundo (como a natureza é avessa ao vácuo, ao fazer o seu amor jorrar, tem origem um espaço para dentro do qual alguma coisa precisa fluir). Assim, o fluxo ddde energia transforma-se em sua própria recompensa.
Quando tivermos entendido plenamente esse princípio e passado a viver de acordo com ele, conseguiremos manifestar a nossa natureza intrinsecamente amorosa.
Lembre-se, entretanto, que para saber dar com satisfação é preciso também saber dizer "não" quando dar não lhe parece correto, e de perceber que ninguém pode continuar dando enquanto não estiver apto também a receber... e que "dar" significa dar de si mesmo...
E se tratando de permitir que o seu amor transborde, a prática gera a perfeição. É preciso que você se entregue conscientemente a esse processo para poder descobrir por experi~encia própria como e grande o prazer que isso pode lhe proporcionar. Eis aqui alguns exercícios de doação que você poderá fazer se precisar de algum aperfeiçoamento nessa área:

1.
Procure manifestar mais apreço pelos outros de todas as maneiras que você possa imaginar. Sente-se agora mesmo e faça uma lista das pessoas para as quais você gostaria de fazer fluir o seu amor e o seu apreço.Pense também numa maneira pela qual você poderia fazer isso a cada uma dessas pessoas dentro de, no máximo, uma semana. O fluxo pode assumir a forma de palavras, de um toque, de presentes, de um telefonema ou de uma carta, de dinheiro ou da decisão de usar algum dos seus talentos para fazer com que a outra pessoa se sinta bem. Escolha algo que dê prazer também a você, mesmo que isso lhe pareça um pouco mais difícil.
Manifeste às pessoas o seu apreço, reconhecimento e admiração, sempre que estiver sentindo isso. "Foi gentil de sua parte ter me ajudado." "Quero que você saiba que gostei muito do que você fez." "Seus olhos brilhavam quando você disse aquilo e fez com que eu me sentisse bem ao ver você". (É muito bom dizer essas coisas mesmo que você se sinta um pouco constrangido!).

2.
Examine os seus pertences em busca de coisas de que não precisa mais ou que você usa muito raramente e faça doações a pessoas que possam fazer melhor uso delas.

3.
Se você é do tipo que procura gastar o mínimo possível e está sempre em busca de uma pechincha, tente gastar uma pequena quantia a mais todos os dias. Compre aquele produto que custa um pouco mais caro em vez de levar o que custa menos, deleite-se com algum pequeno extra fora do programa, pague um café a uma amigo, faça uma doação para uma boa causa. Mesmo essas pequenas ações servem para demonstrar a si mesmo que você tem fé na abundância que tem estado afirmativo. Nesse caso, as ações falam tão alto quanto as palavras.

4.
Seja criativo. Pense em outras maneiras de fazer com que a sua energia flua para o universo em seu próprio benefício e no das outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário