terça-feira, 1 de junho de 2010

Atitudes De Excelência Humana - Um Compromisso


Um viajante realmente nunca cessa de adquirir informações ao longo de sua jornada: ele usa essas informações para melhor compreender os lugares por onde passa e as pessoas que ali vivem. Em cada lugar as pessoas têm um significado diferente para o fogo, a chuva e o vento.Às vezes, ele aprende que o oceano pode ser malicioso e perigoso: outras vezes, que pode ser tranqüilo e repousante: sob um aspecto, ele traz morte e destruição, e sob outro, pode trazer gratificação e vida.
Ele experimenta o vento e o sol, a chuva e tudo o que aprendeu sobre o fogo, os animais domésticos e as estações. A chuva, por exemplo, é celebrada por alguns e temida por outros por causa dos dilúvios e tormentas que a acompanham.
O viajante não apenas conhece essas informações mas "usa-as" para entender cada lugar aonde vai, e... ele as modifica de acordo com as diferentes terras por onde viaja, recombinando aquilo de que dispõe para estabelecer compatibilidade e compreensão com aqueles com quem ele está convivendo no momento. A atitude de estar constantemente recombinando, continuamente se movendo para frente, se transforma num refúgio, num porto seguro mental. É dele que o viajante se alimenta, assistindo a seus próprios aprendizados com as experiências vividas junto aos fazendeiros na plantações, aos boiadeiros nas campinas, aos caçadores nas florestas e aos pescadores nas praias.
Procurando proteção em casas e tendas, alpendres ou choupanas e se reenergizando com as sementes, carnes de carneiro e de coelho, ele muda de roupa apropriadamente segundo cada local.Ele começa a compreender suas atitudes variadas, as perspectivas e as coisas que o tocam profundamente, como os laços pessoais com quem ele se encontra. O viajante aprende a ter como guia essas atitudes consigo próprio, a respeitar aqueles com quem está convivendo, ajudando-os a aumentar as escolhas com a sabedoria adquirida nas jornadas realizadas até aquele momento.
O viajante sabe muito bem que cada pessoa residente em sua respectiva terra conhece e compreende muito mais os recursos e os costumes dessa área em particular do que ele próprio - um completo estrangeiro. O viajante entende que pode ampliar sua compreensão e imaginação com o conhecimento que cada uma dessas pessoas têm de sua terra natal.
O fazendeiro é seguro porque está estabelecido e assentado. O viajante pode levar para ele a excitação e a criatividade adquiridas nas viagens distantes. O boiadeiro se sente em paz no seu estilo de vida rotineiro e silencioso, em alegre comunhão com o sol durante o dia e tocando música à luz do fogo e das estrelas à noite. Para este, o viajante leva a sabedoria das cidades. Para esses nômades, homens e mulheres que constantemente estão mudando de local e de estilo de vida, ele leva conhecimento e estabilidade. Os pescadores são brutos porque a vida para eles é dura. São forte porque o mar é rigoroso. São casados com o mar porque ele é a fonte de sua vida. Eles são desafiados na sua associação com o mar. Para eles, o viajante leva o prazer e a sabedoria da ternura e o respeito pela terra a que eles não estão acostumados.
Nenhum deles poderia mudar de lugar com o outro, mas todos exalam um respeito mútuo, sabendo que cada um escolheu a vocação, o ambiente e o modo de vida mais apropriado para o emprego de sua própria força, seu próprio temperamento e seus talentos naturais. Mesmo assim, cada um jamais se esquecerá da parte do outro que ficará para sempre no seu interior.

Texto do livro: Qualidade Começa Em Mim
Dr. Tom Chung

Um comentário:

  1. Gostei muito das colocações...é o que penso...uma troca de experiências e conhecimentos, com respeito mútuo !!

    Cada vez mais acredito que Deus escreve certo por linhas tortas e dá a cada um segundo suas necessidades...(que para cada um tem um valor e significado diferente...o que algo significa muito para um, segundo sua própria vivência,seus valôres pessoais e familiares, para outro poderá não ter o menor significado existencial, mas trocar idéias , com honestidade, só pode acrescentar..).

    E o que hj. significa muito, poderá não ter significado nada no momento em que se viveu determinada experiência e poderá não significar mais nada no futuro..e assim a roda da vida vai girando, sempre mudando a maneira de se apresentar em ciclos de maturidade e renovação..."fichas " podem levar décadas a caírem, mas estavam ali esperando para serem compreendidas, ajudando a virar a página!

    Eu pessoalmente sinto que a roda vai girando e trazendo de volta tudo o que passou desapercebido em determinado momento, mas certamente ficou no nosso "registro" interno...

    Boa leitura para todos.

    Jasmim

    ResponderExcluir