terça-feira, 17 de novembro de 2009

Distúrbios músculo-esqueléticos que podem melhorar com a reflexologia


Muitos problemas do esqueleto que não se devem a fraturas nascem, ou de um ponto fraco no sistema, que sobre-carrega outros pontos, ou do desgaste da idade.

Dor nas costas

Muitos dos problemas do esqueleto que nos afligem originam-se da coluna. Uma dor nas costas compromete todas as nossas atividade e faz com que comecemos a nos sentir velhos. Mais que qualquer outra condição, ela é responsável por ausências no trabalho.
Problemas nas costas estão aumentando cada vez mais e isso se deve principalmente ao fato de a espécie humana ter evoluído num período de tempo curto demais em termos evolucionários. Doenças que deformam os ossos, como raquitismo e a febre reumática, são felizmente coisa do passado no mundo ocidental, e isso, de par com uma grande melhoria na nutrição e no cuidado das crianças, significa que as pessoas são hoje mais altas do que há apenas duas gerações.
De um modo geral, quanto mais alta é a pessoa, mais possibilidade tem de sofrer de problemas nas costas, simplesmente porque a coluna precisa sustentar mais peso. Já a pessoa mais baixa apresenta menos tendência a distúrbios de postura.
Gordura extra no corpo oferece certa proteção adicional contra problemas de ossos e articulações altos níveis de estrogênio (armazenado na gordura) facilitam a mobilidade das articulações e a retenção de cálcio bom nos ossos. No entanto, um peso muito acima do normal traz seus próprios problemas de saúde(altos níveis de estrogênio podem provocar câncer) e a obesidade naturalmente sobrecarrega as articulações, que assim precisam arcar com um peso extra.
Outra causa de problemas nas costas entre os povos ocidentais é a falta de exercício. O uso constante do carro e do elevador, em substituição ao andar, enfraquece os músculos abdominais. Quando estes se mostram incapazes de dar apoio suficiente à parte superior das costas, a dor se manifesta. Nosso estilo de vida cada vez mais sedentário, às vezes provoca problemas de outra maneira: a dor pode resultar de má postura quando trabalhamos o dia inteiro curvados sobre o computador.
Os problemas de coluna também se manifestam frequentemente como padecimento em outras áreas do corpo. Quando na parte inferior das costas, refletem-se nos joelhos, nos músculos da panturrilha e nos pés. O contrário é igualmente verdadeiro, uma gravidez ou perna fraturada forçam a pessoa a adotar uma postura que sobrecarrega a coluna ou os músculos das costas. Condições do pescoço costumam afetar ombros e braços, com a dor e o formigamento irradiando-se para a ponta dos dedos.

Desgaste de disco

Os discos intervertebrais tendem a se desgastar com o correr dos anos, podendo tornar-se muito finos. Esse processo é chamado de "estreitamento do espaço entre os discos" e explica por que às pessoas ficam mais baixas com a idade e as articulações se deterioram.
Pressão ou lesão num disco podem romper a camada externa, afetando os nervos que se enraízam na coluna. Essa é a principal causa de dor e incapacitação graves chamada às vezes de "deslocamento de disco".

Osteoporose

À medida que envelhecemos, nossos ossos vão se tornando mais finos e porosos. Esse debilitamento ósseo recebe o nome de osteoporose e apresenta riscos crescentes de fraturas. A osteoporose é mais comum em mulheres depois da menopausa devido à redução dos níveis de estrogênio, mas nos homens também se tornam presa fácil da perda de cálcio quando, com os anos, os níveis de testosterona baixam.

Como a reflexologia pode ajudar

A abordagem médica usual à dor nas costas limita-se a prescrever remédios analgésicos e antiinflamatórios, em alguns casos, a aconselhar repouso completo. A fisioterapia também é frequentemente indicada e às vezes ajuda. No entanto, a reflexologia pode dar imenso alivio às condições da coluna sem necessidade de confinar o paciente ao leito.

Condições espinais que respondem admiravelmente à reflexologia incluem:

. Lumbago
. Artrite da coluna cervical
. Inflamações crônicas do pescoço
. Ciática (esse tratamento exige várias semanas)
. Lesões que afetam ao mesmo tempo as áreas do pescoço e lombar

A reflexologia pode ajudar a reduzir o incômodo, combatendo à inflamação e normalizando a função articular quando há diversas queixas músculo-esqueléticas. Trata com sucesso ombros enrijecidos, alivia a tensão e as dor em casos de artrite, e elimina as condições dolorosas de outras articulações, como do "cotovelo de tenista".
Há, é claro, limitações ao que a reflexologia pode conseguir em situações de degeneração óssea e desgastes articular nos idosos, mas o tratamento quase sempre reduz a dor e o entorpecimento, faz regredir a inflamação e dá ao paciente uma melhor qualidade de vida.

Guia Completo de Reflexologia - Ann Gillanders

Nenhum comentário:

Postar um comentário