sábado, 16 de janeiro de 2010

ROLFING


O "rolfing ou integração estrutural", como é oficialmente denominado, é um sistema de manipulação e de massagem muscular profunda criado por uma bioquímica e fisióloga chamada Ida Rolf. Ao longo dos muitos anos durante os quais examinou o tecido muscular e a estrutura das células, Ida Rolf veio a perceber que os traumas físicos e emocionais parecem enrijecer e regidificar os tecidos muscular e aponeurótico. Quando isto se dá, o corpo tende a passar de um estado de alinhamento natural e de vitalidade, para uma condição de inflexibilidade geral e de desequilíbrio gravitacional. Além disso, a rigidificação progressiva do corpo serve também para limitar a amplitude da flexibilidade emocional, da qual é capaz o corpo livre de restrições.Este aspecto fica claro na seguinte passagem de Ida Rolf:

"Uma pessoa que experimenta medo, sofrimento ou raiva temporários, coloca seu corpo, na maioria das vezes, numa atitude que o mundo reconhece como a manifestação exterior daquela emoção em particular. Se ela persiste nesta dramatização ou se a restabelece constantemente, formando deste modo o que em geral se chama de "padrão de hábito", a organização muscular torna-se fixa. Falando em nível material, alguns músculos se encurtam e engrossam, enquanto outros são invadidos por tecido conectivo, outros ainda são imobilizados pela consolidação do tecido envolvido na parte. Quando isto houver ocorrido, a atitude física é invariável: é involuntária, não pode mais ser modificada na base, nem tomando-se consciência da mesma, nem através de sugestões mentais. Essa fixação da resposta física também determina um padrão emocional. Uma vez que não é possível estabelecer um livre fluxo através da carne física, o tônus subjetivo emocional vai se tornando cada vez mais limitado e tende a permanecer nos limites de uma área restrita e escassamente definida. Nesse momento,o que o individuo sente não é mais uma emoção, uma resposta a uma situação imediata;daí em diante, vive, se movimenta e é uma atitude."

Em resposta a este dilema orpomental, Ida Rolf elaborou um sistema de dez sessões terapeuticas, cujo objetivo é permitir que o corpo assuma uma posição mais saudável e integrada, com respeito a si mesmo e à força constante da gravidade. Segundo o processo do rolfing, o massagista treinado trabalha em nível profundo com o corpo, a fim de liberar os músculos e aponeuroses, dando-lhe condições de adotar uma postura mais completamente integrada. Ao liberar traumas retidos crônicos, com anos e anos de existência, e ao restabelecer os fuxos e equilíbrios naturais do organismo, o sistema Rolf almeja estimular a saúde e a vitalidade, aliviar o stress e a tensão, acelerar o crescimento e a encorajar a receptividade em todos níveis de funcionamento organísmico. Uma vez que é profundo o trabalho de massagem, o cliente do rolfing possivelmente passará por uma boa dose de liberações emocionais e energéticas durante o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário