quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Meditação Gassho


Literalmente, Gassho significa "duas mãos", e é uma forma de meditação ensinada pelo Dr. Usui. A Meditação Gassho sempre era feita no início dos cursos ou encontros de Reiki promovidos pelo dr. Usui.É recomendável praticá-la logo ao levantar ou antes de deitar, durante 20-30minutos. Pode-se fazê-la individualmente ou em grupo. AS meditações em grupo são uma experiência extraordinária, pois a energia aumenta muito além da soma das energias individuais dos participante.
A Meditação Gassho é muito simples e acessível a pessoas de todas as idades. Gostar dela ou não é outra questão. De minha parte, sinto-me muito bem com ela e a recomendo com entusiasmo. Depois de três dias de prática, e com base em suas próprias sensações, você saberá se ela é a meditação "certa" para você. Então, se possível, procure fazê-la todos os dias durante três meses pelo menos.
Porém, se depois de um ou dois dias você sentir alguma inquietação, irritação ou outra forma de aborrecimento, é possível que essa meditação não seja apropriada para você. Nem todos os remédios são bons para todos os doentes. Apenas deixe passar algumas semanas, e faça nova experiência.
Muitas pessoas experientes em meditação sabem como é difícil deixar tudo de lado e abandonar nossa mente racional e o diálogo interior. No entanto, tedemos a esquecer exatamente quando queremos nos lembrar de algo! Sugiro que você procure não se identificar com seus pensamentos, sentimentos e sensações durante a meditação, mas também que não se feche a eles. Sempre que tentamos nos fechar, o diálogo interior se intensifica.
.Para praticar a meditação Gassho, sente-se com os olhos fechados e as mãos postas diante do peito. Concentre toda a atenção no ponto onde os dois dedos médios se tocam. Procure esquecer tudo o mais. Se pensamentos sobre o almoço, sobre as atividades doo dia ou sobre outras coisas começarem a passar pela sua mente, apenas observe-os e veja-os afastarem-se.
. Não há nada a conseguir. Por isso, relaxe o quanto puder e em seguida volte ao ponto onde os dedos médios se encontram.
. Se manter as mãos postas diante do peito durante 20minutos lhe causar dor, leve-as lentamente, mas unidas, a descansar sobre o colo; continue a meditar.
. Fenômenos energéticos também podem ocorrer, como o aquecimento das mãos ou da coluna:observe essas alterações, mas não se deixe influenciar por elas. Volte sempre a concentrar a atenção no ponto de contato dos dedos médios.
. Se for preciso mudar de posição, movimente-se lentamente com intenção e consciência. Na minha experiência, é mais fácil meditar mantendo a coluna reta, o mais possível, e sem deixar a cabeça pender para a frente, para trás ou para os lados. Imagine sua cabeça presa a um balão cheio de gás que a mantém suavemente na posição perfeita. Se tiver problemas nas costa ou não tiver o costume de se sentar sobre os calcanhares, recomendo que se sente numa cadeira de espaldar, ou com travesseiros ou almofadas, ou ainda qua apóie as costas na parede. Não há nada que impeça que você medite deitado, apenas a forte tendência a adormecer.
Manual de Reiki do Dr. Mikao Usui - Frank A. Petter

Um comentário:

  1. Bom dia Anjinho, gostei imensamente da meditação, irei pratica-la sem dúvida. Muita luz e muita Paz

    ResponderExcluir